O Ferro tem muita importância na reciclagem, ele não é uma molécula é um elemento químico, não é encontrado na natureza já na forma de metal (Fe0), mas na forma oxidada [ferroso (Fe2+) e férrico (Fe3+)], principalmente em minérios como a hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4), siderita (FeCO3), limonita (Fe(OH)3.nH2O) e a pirita (FeS2). Ele vem desempenhando seu papel em nossa sociedade desde a Era do Ferro a mais de 4.000 anos atrás e hoje em dia já se sabe que ele surgiu em lugares diferentes como Caldeia, Siria, Africa e Europa.
O Ferro pode ser reciclado infinitas vezes, e voltar as nossas casas no formato de talheres, quadros de bike, carros, aparelhos de barba, etc …
Na natureza os tipos de minas , utilizam as escavadeiras para extração do minério e provocam impactos gigantescos em grandes areas de extração.
Após a extração do minério é feito o processo de britagem do mesmo, para se chegar a três tipos de classificação, granulado, sinter-feed e pellet-feed, que agora estão prontos para a proxima etapa que é a obtenção do ferro.
A agua desempenha um papel muito importante e é muito utilizada em quase todas as etapas de extração no tratamento do minério e muito utilizadas nos processos de concentração e aglomeração. Algumas técnicas como flotação, lavagem e hidrociclones é onde a água é extremamente utilizada, isto resulta em um resíduo que é armazenado em grandes tanques, taludes, represados a céu aberto que na verdade são tanques de lama. Esta lama até hoje não há um estudo efetivo para seu tratamento e aproveitamento na prática.
Além desta lama como um resíduo problemático, seu processo de armazenamento em tanques, tem um limite de volume e esta suscetível ao intemperismo o que na falta de monitoração e estruturas mais resistentes, pode provocar grandes danos a natureza de forma até catastróficas, pois atingem rios e os solos ficam totalmente improdutíveis, as aguas dos rios turvam matando peixes, a vegetação do rios e a vegetação rasteira e de médio porte por onde a avalanche de lama passar, sem contar a morte de varios outras espécies animais e até seres humanos. Os impactos nos rios, também são impossíveis de retenção, ficando os peixes que restarem impróprios para consumo, afetando toda uma população ribeirinha que utilizavam o rio como fonte de subsistência, pois os impactos se estendem por anos e anos.
Infelizmente no Brasil quase todos ouviram a respeito das catastrofes ocorridas, em novembro de 2015, com o rompimento de uma barragem da Samarco em Mariana (MG). o rompimento da barragem de rejeitos da empresa Vale, em 2019, também em Minas Gerais, em Brumadinho, e com maior custo humano do que caso de Mariana e agora recente o estado de alerta na cidade de Barão de Cocais, em que há o risco iminente do rompimento de um tanque destes cheio de lama, resíduo do processo de extração do ferro.
Por estas e outras, que o processo de reciclagem do ferro é importantissimo para o meio ambiente num todo e ainda há a vantagem de ele poder ser reciclado infinitas vezes. estima-se que mensalmente até 420 mil toneladas de sucata são recicladas.Cada tonelada reciclada representa uma economia de 1.140 kg de minério de ferro.
Caso tenha sucatas ferrosas que possam ser recicladas, não deixe de destina-las para a reciclagem, aumentando assim o volume de sucatas recicladas e desta forma reduzindo os impactos no meio ambiente.