Guia para iniciantes em reciclagem.

  • por

Bem Vindo ao Noss Guia !

Este guia é para iniciantes a médio porte em coletas e venda de sucatas ferrosas e não ferrosas. O mercado de metais ferrosos e não ferrosos tem gerado milhões por ano e no entanto, ainda esta em crescimento e ainda tem muito que crescer. No caso de sucatas metálicas alguns estudos apontam para R$6,38 bilhões por ano gerando renda e emprego para 1,5 milhões de pessoas no Brasil e reciclamos cerca de 49% do aço e 90% do alumínio.

Ferramentas para Começar a reciclagem

  1. Ímã

Um ímã para identificar e avaliar o valor do metal, um ímã é o melhor amigo de um reciclador de metais desta forma você poderá distinguir metais ferrosos de não ferrosos. A maioria sabe que se um ímã não grudar o metal não é ferroso e se grudar metais comuns como aço e ferro estão nessa categoria. E, como estão facilmente disponíveis, os metais ferrosos não são muito caros. No entanto, os sucateiros ainda os aceitam para reciclagem e pagarão por eles.

Se o ímã não grudar, você tem um metal não-ferroso. O cobre e o alumínio não são ferrosos e valem mais do que a variedade ferrosa por vários motivos. Eles têm maior resistência contra corrosão, têm maior condutividade e pesam menos. Portanto, certifique-se de trazer um ímã de mão antes de começar a trabalhar, você pode encontrar fácil um ímã em ímãs de geladeira, alto-falantes estragados, ou comprar um ímã potente de Neodímio, com o Neodímio é possível você identificar se uma liga tem mais ferro ou não pela forma como ele gruda nela, quanto mais ferro mais ele se fixa fortemente a peça.

2. Recipientes para classificação

Você tem que criar contêineres de acordo com a sua necessidade para classificar os metais separadamente, como ferro, aço, cobre, alumínio.

Isto ajuda na hora de você vender, porque suponhamos de você tenha 10 quilos de alumínio misturados em um lote de 100 quilos de ferro, seu lote poderá ser avaliado pelo valor do ferro, que é bem mais barato que o alumínio, então é melhor você receber 90 quilos pelo valor do ferro e 10 quilos pelo valor do alumínio. E isto seve para todos os tipos de metais que você selecionar.

Na mitologia Midas transformava tudo que tocava em ouro, mas na vida real é possível transformar ferro velho em dinheiro! 🙂

Você pode sondar o mercado em sua região, para estar atento em locais onde seja possível obter sucata ferrosa em troco da límpesa do local ou a um valor em que você possa armazená-la para depois repassá-la a outro parceiro que ira classificá-la e prepará-la para enviar para as siderúrgicas que precisam de matéria prima pronta para serem usadas.

Guia para iniciantes em reciclagem
Ciclo da reciclagem

Conhecimento Básico de Metais para reciclagem

O Conhecimento básico dos metais, ajudara você a saber diferenciar os vários tipos de metais e assim poder avaliar e selecionar os lotes que conseguir.

Metais ferrosos: Aço, Ferro.

Estes são os mais fáceis de serem encontrados e aço é mais pesado do que o ferro, podem ser encontrados em máquinas de lavar inutilizadas, fogões, geladeiras, partes de carro, etc….

Metais Não Ferrosos: Cobre, Alumínio, Aço inoxidável, latão, bronze, chumbo.

Cada um tem suas características distintas, sendo o cobre o mais valioso deles, o Aço inoxidável embora seja composto por 70% de ferro ele contem no mínimo 8% de níquel e não é magnético.

O latão e bronze são compostos por vários metais, o bronze no entanto é resistente a água e a corrosão.

DIRETRIZES DE SEGURANÇA PARA VOCÊ E PARA OS OUTROS.

A segurança é uma preocupação primordial onde quer que você trabalhe, mas ainda mais quando se coleta lixo para reciclagem. Isso vale mesmo que você não planeje fazer isso como um emprego em tempo integral. Você terá que levantar coisas pesadas e lidar com objetos pontiagudos e bordas. Para não mencionar que você precisa vigiar aqueles ao seu redor e ter cuidado para não ferir espectadores ou danificar propriedades.

Roupa de Trabalho

Neste caso é bom usar como proteção alguma calça jeans resistente para proteger de possíveis arranhões, mangas compridas com a mesma finalidade, sapatão ou algum outro tipo de bota para proteção dos pés, óculos de segurança para proteção dos olhos, luvas resistentes de couro, por exemplo se for manusear latarias e outros materiais super cortantes, restos de calhas por exemplo e capacetes para proteção da cabeça.

Ter cuidado em movimentar objetos pesados, pode ser útil para evitar lesões na coluna e nos músculos e nervos dorsais.

Nunca é demais ter um estojo de primeiros socorros para limpeza e curativos de pequenos ferimentos.

No caso de manipular algum resíduo de sucata que foi usado para algo que possa ser tóxico, causar envenenamento, os cuidados devem ser maiores, por exemplo, latas ou tambores que foram usados como embalagens para algum tipo de veneno, nesses casos deve-se usar luvas isolantes, impermeáveis e até máscaras.

O equipamento certo para o trabalho

Dependendo do seu projeto de trabalho, tenha em mente as ferramentas certas que você tera que usar.

Elas poderão ser desde cordas, para baixar ou amarrar sua sucata para transporte, como poderá ser escada, tesoura para corte de latarias ou maçarico, amassador de latinhas, ímã, chaves para retiradas de peças, etc, depende dos seus objetivos.

Muitas vezes você tera que ter um transporte também, que dependendo da quantidade de sucata, poderá ser desde um carrinho de mão, até um veículo menor com caçamba, kombis, caminhões ou solicitar transporte especializado de outras empresas maiores de sucatas, ou suas caçambas.

Local para armazenar suas sucatas.

Você tem que ter um local para armazenar suas sucatas, se não for grandes quantidades, como por exemplo, latinhas de alumínio, pode ser o quintal de sua casa, no entanto se for algum projeto maior, você tera que ter um local apropriado, pois isto pode não ser permitido em seu bairro e haverá de tomar cuidado em evitar acumulo de água em locais para evitar a dengue e outros tipos de contaminação do solo e ter cuidado com sucatas que possam conter resíduos de algum tipo de veneno ou contaminante do corpo em alguns casos até radioativos que devem ser evitados.

Estando tudo em ordem no seu projeto você pode começar a visitar a sua lista de possíveis locais onde possa encontrar sucata e criar parcerias até de limpeza de sucata.

Compra e Venda de Sucata

Saiba que a compra e venda de sucata é influenciada por vários fatores, que não só afetam os grandes processadores de sucata, mas também influenciam os valores dos pequenos empreendedores.

Quando há muita importação da sucata o preço da mesma estaciona ou tende a baixar.

No entanto, há outros fatores práticos, como por exemplo a:

Distância.

Se você aparentemente compra uma sucata por uma bagatela, um excelente preço, mas o local é bem distante, as despesas e valores do frete podem deixar ela com um preço final, não tão atrativo, quanto se imaginava.

Portanto é necessário em alguns casos, fazer um pré calculo das despesas, até que ela chegue ao seu parceiro comprador. Cálculos de despesas e preço final são normais em muitos empreendimentos e ajudam você ter uma visão mais assertiva de suas decisões.

Qualidade.

A maioria das empresas hoje como a nossa, buscam qualidade e tem ISO9001-2015.

Então é conveniente você se informar e ficar a par dos procedimentos de qualidade, que seus

futuros parceiros compradores buscam.

Muitas vezes uma simples limpeza nas sucatas já adéquam em muito e valorizam seu produto, retirando terra, outras partículas contaminantes, pedaço de plásticos e madeira por exemplo, no caso de sucatas ferrosas.

Demanda.

A demanda afeta a compra e venda, por isso é bom poder manter e reter seu estoque em períodos de baixa demanda, ou fazer parceria com processadores de sucata, que podem ajudá-lo a ter uma demanda mais estável. E conseguir sempre bons canais de fornecedores.

Suporte

Caso precise de caçambas de sucata ou algum outro tipo de consultoria neste sentido, pode nos consultar, estamos aptos a comprar sucatas de acordo com nosso controle de qualidade de pequenos sucateadores da região.

Você pode baixar nosso e-book do guia em pdf neste link

Todo desenvolvimento é continuidade e isso envolve aprendizado e estudo de fontes inteligentes e verídicas, alguns links úteis.

Como Recicla , Reciclagem de alumínio

Ultima revisão do guia, 12 de Outubro de 2022